Pensamentos e pecadilhos (1)

26-01-2023

Uau! Começou a Oficina de Formação "Capacitação Digital Docente - nível 3". A primeira sessão foi presencial.

Olha, olha... Ainda não acabei esta parte. Costuma-se escrever "Em construção", não é?

Não, não é engano. Depois de ter escrito as duas primeiras frases interrompi a minha escrita e deixei para depois a continuação do resumo desta primeira sessão. Portanto, ficou um aviso que o artigo ainda estava em construção. Só que o "depois" foi adiado, adiado, adiado até ao inadiável e já não havia mais dias para adiar: a última sessão era no dia seguinte. Sem vontade de pensar, quanto mais de escrever, tive uma ideia (pouco) brilhante: vou perguntar ao ChatGPT, à inteligência artificial, o que escreveria numa primeira sessão sobre Capacitação Digital nível 3. Primeiro resolvi experimentar a sua vertente humorística. Vamos ver o resultado... Ah! O "você" sou "eu".

Hum... Quem "precisa de um upgrade" no seu humor é o ChatGPT! Vamos agora retirar o pedido de humor e fazer a mesma solicitação ao ChatGPT.

Eh! Eh! Eh! O ChatGPT não sabe contar até 4. Deu-me um resumo em 5 palavras e, desta vez, só escreveu "palha". Gostei da "digitalização do ensino" :-) Até fui ver o que é que a inteligência artificial dizia sobre o assunto, mas por hoje fico-me por aqui e dou a palavra ao ChatGPT para que me faça um discurso político, com muito sentido de humor, a dizer que está na hora de ir dormir. E cá vai o que ele (ou el@) escreveu, com uns ligeiros (des)arranjos feitos por mim no Português. Se acharem que é muito, culpem o ChatGPT...


"Caros amigos e amigas, membros deste respeitável público, é com grande alegria que venho até vós nesta noite, para fazer um discurso sobre um tema muito importante: a hora de ir dormir. Sim, caros amigos e amigas, chegou o momento de encerrarmos esta sessão e irmos descansar. Afinal, como dizia aquele velho ditado: "Quem madruga, Deus ajuda... mas quem dorme tarde, sofre as consequências!"

Brincadeiras à parte, creio que todos nós podemos concordar que uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. E é por isso que eu quero incentivar a todos vocês a não ficarem acordados até altas horas da noite, a assistir a séries na Netflix ou a ver o feed do Instagram [ou a fazer o trabalho da formação, digo eu!] Lembrem-se de que o sono é um direito universal e inalienável de todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, credo ou posição política. E é dever de todos nós zelar por este direito, garantindo que tenhamos horas suficientes de sono reparador, para que possamos enfrentar os desafios do dia-a-dia com energia, disposição e bom humor.

Então, caros amigos e amigas, quero concluir pedindo a cada um de vocês que reflita sobre a importância do sono nas nossas vidas e que tome a decisão consciente de ir agora para casa, tomar um banho quente e recolher-se ao leito, para um merecido descanso. Que o sono esteja convosco! Obrigado [Obrigada, digo eu]."


© 2023 Hermínia Marques - AEVO / CFAE de Amarante e Baião 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora