Pensamento e pecadilhos (2)

Cá estou eu novamente. É a 2ª sessão da formação. Desta vez em formato online, usando a plataforma e o sistema de videoconferência da Microsoft Teams.
(Des)Vantagens da modalidade de ensino b-learning é o assunto que começa por ser abordado. Numa folha word rabisco algumas ideias que decorrem da apresentação e do diálogo formador/formand@s. Fala-se das aulas que não são presenciais e reflete-se sobre um dos grandes desafios: fazer com que os alunos sejam atores quando as sessões decorrem a distância. O formador reforça a ideia de que este ensino facilita a diferenciação dos ritmos dos aprendentes, sem olvidar os alunos que superam os objetivos definidos pelo professor, enquanto no analógico é mais difícil. É verdade que problemas técnicos no início das aulas online ou a falta de competências tecnológicas podem provocar algum desconforto nos alunos e levarem a que haja desistência. Contudo, o facto de o aluno se sentir excluído do processo de aprendizagem também pode acontecer no formato presencial.
Para termos um papel mais ativo nesta discussão das vantagens e desvantagens da modalidade de ensino b-Learning, enquanto formandos utilizamos a plataforma Kialo. Lembrei-me como os debates (presenciais ou online) propiciam condições para que os alunos desenvolvam a sua capacidade dialógica, bem como outras competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Quanto à ferramenta Kialo, gosto dela porque permite o mapeamento dos argumentos registados pelos intervenientes no debate e verificar qual o seu posicionamento. Entre outras vantagens, possibilita ainda a desconstrução de alguns preconceitos, nomeadamente quando trabalhamos questões éticas ou outras.
Quando fui formadora do curso de formação "Educar para a Cidadania ou Educar na Cidadania?" (2019/2020, Amarante), uma das tarefas propostas - TIC na sala de aula: os alunos aprendem mais? - foi efetuada nessa plataforma.
Retomemos ao espaço da nossa 2ª sessão. No momento em que estávamos a analisar a evolução das TIC, o impacto do digital na sociedade e as mudanças que têm vindo a ocorrer lembrei-me de algumas imagens que partilhei na Oficina "Ser Diretor de Turma. Contar com a Biblioteca Escolar", no ano letivo 2017/2018, em que eu a Ilda Teles fomos formadoras. Os espaços digitais e as redes sociais trouxeram novas formas de estar e comunicar e nem sempre as metodologias usadas na escola conseguiram/conseguem adaptar-se e renovar-se.
Bem, está na hora de concluir. O inimigo tempo pressiona-me no sentido de dar por terminada esta reflexão. Ainda havia tanto para dizer sobre estes assuntos... Ah! Dizem que "uma imagem vale por mil palavras" e, por isso, deixo-vos com duas imagens que são ilustrativas destas mudanças. Duas imagens, duas mil palavras... deve ser mais ou menos isso!

